bèrro sucinto via e-mail (feed):

sábado, 17 de novembro de 2012

fotomemoriagrafia

http://fotomemoriagrafia.tumblr.com

Marcas são a minha ponte. Não tenho pretensão em discutir o quanto as marcas me bombardearam durante a vida, o quanto este mundo é cruel, o quanto as pessoas são consumistas, amantes da ostentação ou o quanto todos esses símbolos supostamente só queriam a todo o tempo me convencer a comprá-los. Eu não entro nessa discussão. E nem quero. Minha proposta é mostrar um outro ponto de vista para as marcas.

Como disse anteriormente, as marcas são a minha ponte. Eu não sou bom de memória. Mas descobri - em parte - o porquê de ter escolhido cursar Comunicação Social com a tal ênfase em Publicidade & Propaganda: eu adoro o poder de significação que uma marca consegue trazer consigo. Essa é a parte espetacular e intrigante das marcas e dos símbolos: como eles penetram em nossa memória, como nós os legitimamos e como os reconhecemos automaticamente, tão automático quanto andar de bicicleta.

As marcas são a minha ponte simplesmente porque quando penso nelas consigo associar com algo/alguém importante. Obviamente consigo lembrar de fatos sem associar às marcas, mas a lembrança por si só não é a proposta desse trabalho, e sim as marcas que me habitam, as marcas que por algum motivo estão dentro de mim. Já disse Eduardo Galeano: “A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo”. Não que as marcas sejam a coisa mais incrível do mundo, mas, com elas, posso trazer à memória aquilo que me traz esperança.

Acesse: http://fotomemoriagrafia.tumblr.com

Um comentário:

Sorraine disse...

Lindo. Já arrasou! Parabéns pelo projeto, pelas memórias, por ser quem é. Sinto tanto orgulho de ter você como namorado... Amo você!